Categories
artigo

tipos de condução

descubra os tipos de condução, infra estrutura necessária para plantar lúpulo

O lúpulo, por ser uma planta trepadeira, depende de um sistema de suporte físico, ao qual consiga se fixar, para garantir assim, luminosidade adequada para o desenvolvimento de suas folhas e, dessa forma, alcançar todo o seu potencial de crescimento.

Aqui apresentaremos informações para ajudar você a decidir qual o melhor sistema de condução lhe atende melhor. Para isso é importante avaliar o tamanho do terreno, a topografia disponível.

Outro aspecto importante é entender as diferenças entre uma plantação para consumo próprio, para conseguir fazer algumas cervejas em casa com seu próprio lúpulo. Ou comercial, para atender uma demanda grande, de uma mercado maior ainda.

Cada demanda tem suas características, que definem cada etapa e abordagem. e definir qual será o método de manejo e colheita.

CARACTERÍSTICAS

infraestrutura mais barata e não muito tecnificada, de menor investimento.
possui uma colheita que não depende
de maquinário.

O jardim de lúpulo comercial é formado, desta forma, por uma estrutura composta por postes, cabos de aço, sisal. Todos esses elementos trabalham de maneira a sustentar o peso exercido pelas plantas de lúpulo.

CARACTERÍSTICAS


as plantas são conduzidas em estrutura de menor altura de forma horizontal, se adaptando melhor em terrenos mais inclinados. não permite a mecanização da colheita e possui uma característica de colheita seletiva, dos cones maduros.


Trata-se de um cálculo estrutural. É necessário que se faça um exercício considerando a densidade de lúpulo plantado, o peso da planta de lúpulo em seu auge, a influência do vento e da chuva no peso dessas plantas e incluindo um coeficiente de segurança.

CARACTERÍSTICAS

o desenvolvimento da planta é vertical
e exige escada ou andaimes para realizar
o manejo anual da planta. permite a mecanização da colheita, feita em unica etapa, cortando a planta na sua base e levando a rama inteira para o beneficiamento.

A partir desse cálculo, é determinado como serão dispostos os postes pelo campo e qual será a bitola mais adequada para os cabos que os ligarão. Saiba mais nas próximas publicações da Van de Bergen!

CARACTERÍSTICAS

sistema mais utilizado comercialmente,
que permite um aproveitamento melhor
do espaço e um maior desenvolvimento das plantas. é o sistema de maior investimento e que exige um dimensionamento mais técnico.